domingo, 24 de março de 2013

Dia 25/03/2013 - Cérebro Humano - Doenças do Cérebro - Relatório


O Cérebro Humano

As doenças cerebrais compreendem um grande problema de saúde da sociedade moderna, em consequência do crescente número de pessoas acometidas de forma direta ou indireta, e também, devido à inexistência de cura para estas patologias.

Alguns pesquisadores consideram que a tendência dessas doenças é aumentar, em decorrência do aumento da expectativa de vida da população, resultando em uma maior prevalência de doenças do cérebro, desde neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson, Huntington e esclerose múltipla aos acidentes vasculares cerebrais (AVC), neoplasias, epilepsia, ou disfunções psiquiátricas diversas, bem como outras diretamente ligadas ao envelhecimento, de origem genética ou traumática.

Principais doenças:

Epilepsia

É definida como uma alteração na atividade elétrica do cérebro, temporária e reversível.

Na verdade, a epilepsia não se trata de uma doença, e sim de um sintoma que pode aparecer em diferentes formas clínicas, podendo levar a manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurodegenerativas.

Alzheimer

Defini-se Alzheimer como uma doença neurodegenerativa, caracterizada por uma súbita perda das faculdades mentais.

Parkinson

Esta também é uma doença neurodegenerativa, crônica e progressiva, que normalmente afeta pessoas com idade avançada. Esta é considera a primeira causa de demência senil.

Huntington

Esta doença, também conhecida como mal de Huntington ou coréia de Huntington, é uma enfermidade neurodegenerativa hereditária, rara, que acomete de 3 a 7 indivíduos a cada 100.000 habitantes.

Esclerose Múltipla

Esta também é classificada como uma doença neurodegenerativa, que se caracteriza por placas disseminadas de desmielinizarão em todo o SNC, levando a um quadro neurológico variado, certas vezes com remissão, e outras com exacerbação das manifestações clínicas.

Parkinson

Esta também é uma doença neurodegenerativa, crônica e progressiva, que normalmente afeta pessoas com idade avançada. 


Imagens 


Uma comparação entre o cérebro de uma pessoa que não tem Alzheimer e uma pessoa com a doença.



Esta imagem mostra as partes do cérebro quando há AVC.




2 comentários: