sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia 15/03/2013 - Cérebro Humano - Relatório Funções do Cérebro

Cérebro Humano



Funções do Cérebro Humano

         O cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio e é a parte mais desenvolvida do encéfalo. O cérebro é composto por cerca de 100 bilhões de células nervosas, conectadas umas as outras, e que são responsáveis pelo controle de todas as funções mentais. Além das células nervosas, os neurônios, o cérebro contém células de gila (células de sustentação), vasos sanguíneos e órgãos secretores.

            Ele tem três componentes estruturais principais: os hemisférios cerebrais, o cerebelo e o tronco cerebral. Além da medula, que conecta o cérebro com todo o corpo através da coluna vertebral.

- Os hemisférios cerebrais são responsáveis pela inteligência e pelo raciocínio.

- O tronco encefálico, formado pelo mesencéfalo, pela ponte e pela medula oblonga, conecta o cérebro a medula espinal, além de coordenar e entregar as informações que chegam ao encéfalo. O tronco encefálico também controla a atividade de diversas partes do corpo.

- O mesencéfalo recebe e coordena informações referentes ao estado de contrações dos músculos e à postura, responsável por certos reflexos.

- O cerebelo ajuda a manter o equilíbrio e a postura.

- O bulbo raquiano está implicado na manutenção das funções involuntárias, tais como a respiração.

- A ponte é constituída principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o córtex cerebral ao cerebelo.

- O tálamo age como centro de retransmissão dos impulsos elétricos, que viajam para e do córtex cerebral.

- O hipotálamo é uma estrutura do tamanho aproximado de um grão de ervilha, localizado sob o tálamo. Apesar de pequeno, ele é uma região encefálica importante, pois dirige a integração do sistema nervoso com o endócrino, ativando a produção de diversas glândulas.
           

Funções dos Hemisférios Cerebrais Direito e Esquerdo

            Embora os hemisférios cerebrais tenham uma estrutura simétrica, ambos com os dois lóbulos que emergem do tronco cerebral e com áreas sensoriais e motoras, certas funções intelectuais são desempenhadas por um único hemisfério. Geralmente, o hemisfério dominante de uma pessoa ocupa-se da linguagem e das operações lógicas, enquanto que o outro hemisfério controla as emoções e as capacidades artísticas e especiais. Em quase todas as pessoas destras e em muitas pessoas canhotas, o hemisfério dominante é o esquerdo. Esses dois hemisférios são conectados entre si por uma região denominada corpo caloso.

Córtex

            O córtex é a superfície exterior  do cérebro e divide-se em partes que sintetizam e  coordenado as informações sensoriais e emocionais. Essas partes são chamadas de lobos cerebrais e são divididos em Lobo Frontal, Lobos Parietais, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobo da Ínsula.

            Lóbulo Frontal

            O Lobo Frontal está localizado onde fica a testa. Este lobo é responsável pelas nossas ações de movimentos e o pensamento abstrato. Nesta área encontra-se o córtex motor responsável pelos movimentos voluntários, sendo que o hemisfério do lado direito é responsável por controlar o lado esquerdo e o hemisfério do lado esquerdo pelas ações do lado direito. Além do córtex motor, há o córtex pré-frontal responsável pelo lado criativo e abstrato, além das respostas afetivas e emocionais.

            Lóbulos Parietais

            Localizados na região superior da cabeça, são divididos em duas regiões. A anterior, chamada de córtex somatossensorial tem a função de captar sensações como a dor, tato e calor, ou seja, capta os estímulos externos, sendo esta a área mais sensível do cérebro. A região posterior é responsável por analisar e interpretar as informações recebidas pela região anterior.

            Lóbulo Occipital

            Localiza-se na parte inferior do cérebro e é responsável pelos estímulos visuais. Nesta área há sub-regiões que têm a função de processar os dados visuais captados depois de passados pelo tálamo para serem codificados, no processo conhecido como sinapse. Estas sub-regiões são especializadas na cor, no movimento, na distância e na profundidade das imagens captadas.


            Lóbulos Temporais

            Há um lobo temporal no lado direito e outro para o lado esquerdo, localizados acima das orelhas. Esses lobos têm como função principal o processamento dos estímulos captados na audição, mas assim como o lobo occipital, as informações captadas são processadas em sub-regiões, sendo estimulada primeiramente a área auditiva primária e depois são enviados para a área auditiva secundária que tem a capacidade de interagir com outras áreas do cérebro e codificar o som, fazendo com que o indivíduo reconheça o que está ouvindo.

            Lóbulo da Ínsula

            O lobo da ínsula, um lobo profundo, não visível na superfície, que está relacionado com o sistema límbico, coordenando as emoções e é responsável pelo paladar.

            Constituição do Cérebro

            Quando se fala em constituição do cérebro a primeira coisa que vem na nossa mente são os neurônios. Assim, além dos lóbulos e outras partes comentadas antes, o cérebro também é constituído por neurônios. Os neurônios também formam o tecido nervoso, responsável pelos pulsos nervoso, que “respondem” aos estímulos como a dor.

            As funções dos neurônios podem ser classificadas em:

- Neurônios Motores: sua função é transmitir o sinal vindo do sistema nervoso central até os órgãos efetores, como as fibras musculares, neurônios sensoriais, receptores dos estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo.

- Interneurônios: que constituem extensas redes de neurônios.

O núcleo de um neurônio é circundado por citoplasma e, na maioria dos neurônios, é esférico, grande e pálido, isso porque seus cromossomos encontram-se desespiralizados, indicando o metabolismo elevado destas células. Normalmente os neurônios possuem um só núcleo, porém nos gânglios sensitivos e simpáticos, são binucleados.


           
            Curiosidade sobre a Formação do Cérebro Humano

            Segundo uma pesquisa britânica na revista "Proceedings B", da Real Sociedade de Londres, o cérebro do Homem de Neandertal tinha “menos espaço” para relações sociais. O cérebro do Homem de Neandertal tinha o tamanho parecido com o do homem moderno, porém com essa diferença de “espaço”.

            Os cientistas também constataram que os cérebros dos homens de Neandertal e dos humanos modernos tinham aproximadamente o mesmo tamanho, mas as órbitas oculares desses hominídeos eram maiores e, consequentemente, seus olhos também (isso ocorre pelo fato dos homens de Neandertal provavelmente tiveram olhos maiores porque viviam na Europa, em latitudes onde a luz é mais escassa, enquanto o Homo sapiens surgiu na África.). Além disso, os neandertais tinham uma massa corporal maior.
"Isso nos faz pensar que o cérebro dos homens de Neandertal tinha áreas maiores, dedicadas à visão e ao domínio do corpo", explicou à AFP a pesquisadora Eiluned Pearce.


Este resumo foi baseado nos sites:

http://www.webciencia.com/11_04cerebro.htm#ixzz2NSxCrlGs

http://www.zun.com.br/lobos-cerebrais-e-suas-funcoes/

http://www.infoescola.com/sistema-nervoso/neuronios/

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/03/cerebro-dos-neandertais-tinha-menos-espaco-para-relacao-social-diz-estudo.html



Um comentário:

  1. 1- São uni, pluricelular, eucarionte, procarionte, célula animal e/ou vegetal?

    2- Você já faz a relação da evolução, pulei esta postagem, mas de qualquer forma faz um quadro comparativo simples relacionando dados.

    3- "...(isso ocorre pelo fato dos homens de Neandertal provavelmente tiveram olhos maiores porque viviam na Europa, em latitudes onde a luz é mais escassa, enquanto o Homo sapiens surgiu na África.)..." Legal, nesse caso uma analise geográfica quanto a fatores abióticos é interessante de se pensar. E mais você, partindo de uma analise desse nível, chegar a conclusão parcial de qual é o próximo passo da evolução humana, são capazes de dizer? Muito tri, tenho de me policiar se não vou longe, mas dizem que nosso cérebro tende a crescer de tamanho devido ao aumento de oxigênio na Terra, mas se poluímos e cortamos as árvores de onde vem essa teoria? Bingo, vem da camada de ozônio ou melhor do buraco da camada de ozonio. Ou seja, é um bom assunto de se investigar, pois falamos da luz-fisica, ozonio-quimica, biologia-cerebro, localizaçao-geografia. Gostei. Você me dão muitas ideias, minhas alunas.

    ResponderExcluir