segunda-feira, 18 de março de 2013

Dia 18/03/2013 - Cérebro Humano - Relatório Funções do Cérebro


Cérebro Humano




Funções do Cérebro Humano

            O cérebro humano faz parte do sistema nervoso central, sendo a parte mais desenvolvida do encéfalo, composto por cerca de 100 bilhões de células nervosas (neurônios).

            Ele tem três componentes estruturais principais: os hemisférios cerebrais, o cerebelo e o tronco cerebral. Além da medula, que conecta o cérebro com todo o corpo através da coluna vertebral. Estas áreas são responsáveis pela inteligência, coordenação das informações, contração, reflexos, equilíbrio, postura, ligação entre as outras regiões do cérebro, ações involuntárias e pela transmissão de impulsos nervosos.

            O cérebro é divido pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Nesta divisão há as áreas sensoriais, motoras, intelectuais linguísticas e a área responsável pela lógica. Esta área superior do cérebro é chamada de Córtex e é dividida em lóbulos, Lóbulos Frontal, Lóbulos Parietais, Lóbulo Occipital, Lóbulos Temporais e Lóbulo da Ínsula.

Constituição do Cérebro

         O cérebro é basicamente formado por neurônios, que formam o tecido nervoso, que constitui todas as áreas comentadas anteriormente.

            Os neurônios podem ser interneurônios, ou neurônios motores. Os interneurônios constituem extensas redes de neurônios e os neurônios motores transmitem o sinal vindo do sistema nervoso central até os órgãos efetores, como as fibras musculares, neurônios sensoriais, receptores dos estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo.

            Concluindo, o cérebro humano é um coordenador de todas as funções do organismo, não apenas uma área responsável pelo pensamento e ideias. 

3 comentários:

  1. 1- Ao ler, surgiram algumas dúvidas: qual o ser biótico que não tem cérebro e como eles "sobrevivem"? Há alguma diferença dos que têm cérebro? Acho fundamental fazer essa diferença para argumentar a importância do cérebro mesmo que esteja focando espécies diferentes, mas nesse caso o interessante é pensar na evolução humana e buscar verificar qual o papel do cérebro com o modo de vida dos diferentes gêneros, uma vez que tem o mesmo numero de cromossomos. Ou seja, focar o genótipo e fenótipo. Isso me leva a outra questão quando surgiu o cérebro nas espécies? Ou melhor, porque os papagaios falam e os macacos não uma vez que os primatas estão bem mais próximo de nosso DNA? Tem haver com o cérebro?

    ResponderExcluir
  2. Ou melhor, pensem em um grupo controle na argumentação.

    ResponderExcluir
  3. 2- Quando falam de neurônio surgem outra questão, na qual é a questão de eletricidade. Isso é física e como estão comentando isto no texto já pensaram em ler algo sobre o assunto?

    ResponderExcluir