segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia 15/07/2013 - Cérebro Humano - Sonho e o Cérebro

Cérebro Humano

Por que às vezes nos lembramos de nossos sonhos e outras vezes não?

Toda vez que um sonho termina, a pessoa permanece em sono profundo, sem acordar.
Só nos lembramos do sonho se despertarmos até dez minutos depois que ele acabou. "Esse é o tempo em que o cérebro ainda consegue ativar a memória, no estado de sonolência, quando a pessoa está um pouco acordada. Como a memória é uma função do consciente e os sonhos, do inconsciente, ela não pode captá-lo se se passar muito tempo", diz o neurofisiologista Katsumasa Hoshino, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O sono tem diferentes fases. A primeira é a citada sonolência, na qual o mínimo ruído faz acordar. A segunda é a do sono leve, seguida do médio e do profundo. Nessas quatro fases do chamado ciclo do sono, a pessoa ainda não sonha. "Depois de cerca de 90 minutos, inicia-se a fase REM (sigla do inglês rapid eye movement, "movimento rápido dos olhos").
Por que nós conseguimos nos lembrar de alguns sonhos, mas simplesmente esquecemos os outros? Esse mistério acaba de ser desvendado por um grupo de pesquisadores italianos. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Neuroscience.
Usando um eletroencefalograma (EEG), que medem as ondas elétricas do cérebro, os cientistas notaram que, esteja a pessoa acordada ou dormindo, as mesmas partes do cérebro estão em alerta para guardar memórias. O que será lembrado, no entanto, são os fatos carregados de emoção e considerados importantes pelo cérebro.
Os pesquisadores, da Universidade de Roma, usaram o EEG para monitorar a atividade cerebral de 65 voluntários enquanto eles dormiam. Desse total, 30 habitualmente acordam durante o estágio 3 do sono, chamado REM (em inglês que significa movimento rápido dos olhos; é o sono dos sonhos), enquanto os outros 35 geralmente despertam durante o estágio 2.
Os resultados mostraram que 66% dos voluntários de ambos os grupos foram capazes de se lembrar de seus sonhos.
Entre as pessoas que acordavam durante o sono REM e que conseguiram se lembrar dos sonhos, os cientistas perceberam um padrão de ondas elétricas nas áreas frontal e pré-frontal do córtex. De acordo com o coordenador do estudo, Luigi De Gennaro, essas são as partes do cérebro onde ocorrem nos pensamentos mais sofisticados.
Gennaro explica ainda que esse padrão de ondas detectado pelo aparelho é o mesmo identificado quando uma pessoa acordada tenta se lembrar de alguma coisa.
Já entre as pessoas que acordavam no estágio 2 do sono e que conseguiram se lembrar dos sonhos, o EEG mostrou um padrão de ondas elétricas semelhante ao que é registrado quando o cérebro tenta se recordar de algo durante a vigília.
Segundo Gennaro, os resultados mostram que, mesmo quando estamos dormindo, as mesmas partes do cérebro estão em alerta para guardar memórias.
Fontes

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-vezes-nos-lembramos-de-nossos-sonhos-e-outras-vezes-nao

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/estudo-explica-por-que-nos-lembramos-de-alguns-sonhos-mas-nao-de-outros-20110506.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário